Portal do paciente pode aumentar o engajamento do paciente
Ao treinar médicos para manejar uma nova ferramenta, como um sistema de registro eletrônico de saúde ou um portal do paciente, o Colorado Permanente Medical Group (CPMG) alerta sobre a importância na tarefa do engajamento do paciente de uma forma benéfica.
William Wright, ex-diretor médico executivo do grupo Colorado Permanente contou: “Se você apenas colocar um computador na sala de exame e dizer ao médico para fazer mais, não será eficaz”.
Ao invés disso, disse Wright, uma instalação mostra aos prestadores como eles podem olhar para a tela com o paciente e analisar com ele, por exemplo, como uma calculadora de risco cardiológico funciona, ou como uma rotina de exercícios no YouTube pode ajudar. “Os médicos podem incorporar a tecnologia não como um intruso, mas como um facilitador, uma ferramenta que ajude na comunicação com paciente”, concluiu.
O ex-diretor também comentou sobre a popularidade do portal do paciente, indicando que as mulheres mais velhas são as mais rápidas e ágeis na aceitação da ferramenta. O portal dá aos pacientes o acesso aos resultados dos testes, a capacidade de obter informações sobre receitas e lhes permite agendar compromissos.
Um estudo recente publicado no Journal of Internet em Pesquisa Médica apurou que portais para o paciente devem proporcionar uma comunicação personalizada com cada indivíduo, contato direto com fornecedores e interatividade para engajar plenamente os pacientes.
“Temos visto um aumento na satisfação do paciente depois que abrimos os registros”, disse Wright. “Há alguma ansiedade sobre isso entre os médicos, mas acho que isso vai ser superado, porque é a natureza do mundo em que vivemos.”
Fonte: Saúde Business