5 práticas para tornar sua empresa mais sustentável
A preocupação com a consciência sustentável e ambiental nas empresas está aumentando, mas seu processo ainda é lento. Entretanto, é cada vez mais evidente que é possível economizar e aumentar a visibilidade das marcas de tecnologia se tornando uma “empresa verde”.
Confira cinco formas que a organizações estão fazendo a diferença nesse quesito e como nós agimos perante esse tema aqui na Sofis:
- Diminuição do uso do papel
Reduzir a o uso de papel é uma das maneiras mais fáceis de tornar a empresa sustentável. A digitalização de documentos e o uso de sistemas de armazenamento baseados na nuvem são maneiras fáceis de reduzir a quantidade de papel que circula no escritório. Isso também torna o escritório mais eficiente, já que os sistemas baseados em papel podem ser rapidamente caóticos e confusos.
Na Sofis, há um projeto voltado para responsabilidade sustentável desde 2011, o TI Verde**. Na questão do papel, incentivamos os colaboradores a sempre reutilizar as impressões como rascunho, além de campanhas físicas de conscientização localizadas perto das impressoras e uso preferencial de papel reciclado para documentos.
- Fornecedores ecologicamente corretos
Em 2011, a Apple entrou em conflito com ativistas ambientais quando descobriu que havia feito parceria com empresas chinesas que não estavam descartando corretamente resíduos. Desde então, a empresa empenhou-se em ajudar seus parceiros a se tornarem ambientalmente mais responsáveis e fazer produtos de fontes mais éticas.
Se a empresa está produzindo produtos, esta é definitivamente uma área em que os gestores devem pensar, para tentar assegurar que estão adquirindo e produzindo seus produtos da maneira mais ética e ambientalmente amigável.
A compra de equipamentos tecnológicos da nossa empresa é realizada com fornecedores ambientalmente responsáveis, que atuem com logística reversa e possuam “selos verdes” em seus produtos. Cerca de 77% dos nossos insumos são adquiridos de fornecedores ambientalmente responsáveis que valorizam a economia de energia e de recursos naturais, priorizam a utilização de matérias-primas com redução de poluentes e contam com uma política de logística reversa.
- Reutilizar e reciclar
Os escritórios geralmente compram canetas descartáveis que são jogadas fora assim que ficam vazias. Em vez disso, é possível usar canetas que podem ser recarregadas depois de esgotadas. Em geral, a empresa também pode adotar a reciclagem para reduzir a quantidade de resíduos que vão para o lixo. Isso pode significar algo tão simples quanto a reciclagem de embalagens vazias de leite usadas na cozinha. A empresa também pode começar a comprar papel higiênico e tecidos reciclados.
Nosso posicionamento vai além do papel e itens descartáveis. Como empresa de TI, temos responsabilidade no ciclo de vida dos produtos de informática (principal ferramenta do nosso negócio). Por isso, uma das principais ações do projeto é a coleta e o direcionamento dos materiais que realmente não podem mais ser utilizados, encaminhando todo tipo de equipamento e resíduo, incluindo pilhas e baterias para instituições de reciclagem de e-lixo.
- Necessidades de energia
Entender como é possível reduzir a quantidade de energia que usa também é uma ótima maneira de economizar dinheiro. Uma maneira fácil de fazer isso é mudar para a economia de energia ou lâmpadas LED que duram mais e consomem menos energia.
As empresas que querem dar um passo adiante podem considerar como todo o escritório funciona. Talvez o provedor atual possa oferecer a opção de mudar para uma fonte verde de energia, como energia solar ou eólica.
Para reduzir o consumo de energia e gastos, o projeto TI Verde realiza campanhas periódicas e dispõe de avisos físicos em ambientes como banheiros, copa, salas de reunião e até dos monitores dos colaboradores incentivando e alertando sobre consumo consciente.
- Hospedagem na web verde
Há um número crescente de hosts da web ecológicos, que participam de uma série de atividades ecologicamente corretas, como o uso de energia renovável ou a adoção de compensações de carbono. Isso também pode se aplicar a como os centros de dados se posicionam.
Fonte: computerworld.com.br / Foto: Shutterstock
** O que é o projeto?
O projeto TI Verde foi criado em 2011 e é um fruto da nossa responsabilidade e cuidado com o planeta como organização consciente. Ele reúne um conjunto de práticas ambientalmente sustentáveis, aplicadas ao dia-a-dia das empresas de Tecnologia da Informação e de seus colaboradores e certamente o projeto de maior repercussão socioambiental da Sofis.
Desde então, a TI Verde da Sofis atua com elevados critérios éticos em prol do meio ambiente e do futuro do planeta. Dentre os seus objetivos estão à conscientização da importância de uma TI Verde em nosso dia a dia, do uso responsável da tecnologia da informação, respeito ao meio ambiente e defesa dos interesses das futuras gerações.
Porque ele foi criado?
Seu propósito é conscientizar todos os colaboradores, sobre a importância do significado da TI Verde no nosso cotidiano, e com isso conseguir gerar resultados positivos tanto corporativos como ambientais, adotando medidas que aperfeiçoem o consumo de energia, o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos de informática (principal ferramenta do nosso negócio), e o direcionamento correto dos materiais que realmente não podem mais ser utilizados, encaminhando todo tipo de equipamento e resíduo para instituições de reciclagem.
As ações de nossa TI Verde visam não apenas nosso público interno, mas também suas famílias, nossos clientes, parceiros e fornecedores.
Saiba mais: www.sofis.com.br/projeto-ti-verde