Brasil é segundo entre os líderes mundiais de maturidade digital, diz Dell

Os mercados emergentes se destacaram em relação aos países desenvolvidos com base no mais recente Índice de Transformação Digital (DT Index II), da Dell Technologies em parceria com a Intel. Realizada pela Vanson Bourne com 4.600 líderes de negócios de empresas de médio e grande porte de 42 países, a pesquisa traz resultados animadores para o Brasil, colocando o país, junto com a Índia e Tailândia, no topo do ranking global.
O Brasil ficou em 2º lugar no ranking – com 6% das empresas consideradas líderes digitais -, na frente de países como México (4º) e Colômbia (5º). Além disso, mercados emergentes estão mais confiantes em sua capacidade de “ultrapassar em vez de serem ultrapassados” (53%) em comparação com somente 40% em nações desenvolvidas.
O DT Index II mostra, contudo, que os programas de transformação digital de muitas empresas estão na fase inicial e ainda há um caminho longo a percorrer rumo à maturidade: 78% dos líderes de negócios admitem que a transformação digital deve ser mais difundida em suas organizações. No Brasil, o número é ainda maior: 82%.
Mais da metade das empresas (51%) acredita que terá dificuldades para atender às demandas dinâmicas dos clientes dentro de 5 anos, no Brasil o índice é de 25%, e quase uma em cada três (30%) ainda tem receio de que sua organização possa ficar para trás, sendo 26% no mercado nacional.
O DT Index II foi realizado com base no primeiro DT Index, de 2016. A comparação de dois anos destaca que o progresso tem sido lento, com organizações tendo dificuldades para acompanhar o ritmo intenso das mudanças. Embora a porcentagem dos Adotantes digitais tenha aumentado, não houve progresso no topo. Quase 4 em cada 10 empresas (39%) estão ainda espalhadas nos dois grupos com menor maturidade digital na referência de desempenho (Preguiçosos digitais e Seguidores digitais).
“É importante ver que os líderes brasileiros estão na vanguarda da transformação digital no mundo. O caminho à maturidade é longo e repleto de desafios, mas é necessário percorrê-lo”, afirma Luis Gonçalves, vice-presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil. “Em contrapartida, preocupa ver que 24% das organizações brasileiras 39% e das organizações globais investem pouco ou não investem em modernização digital. A hora de agir é agora.”
Barreiras para a transformação e a confiança
As descobertas também sugerem que os líderes de negócios estão à beira de uma crise de confiança, com 91% entravados por barreiras persistentes.
As cinco principais barreiras para o sucesso da Transformação Digital são:
1 – Preocupações com a segurança e a privacidade de dados
2 – Falta de recursos e orçamento
3 – Falta das habilidades e expertise certas dentro da empresa
4 – Mudanças legislativas e de regulamentos
5 – Cultura digital imatura
Quase metade (49%) acredita que sua organização terá dificuldades para provar que é confiável nos próximos 5 anos. Já no Brasil, o otimismo é maior, com apenas 20% dos líderes tem as mesmas dúvidas. Entre os entrevistados, 32% não esperam que sua própria organização cumpra com regulamentos (como o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE). No Brasil esse índice é de 33%. Um em cada três não acredita que sua própria organização proteja os dados dos funcionários ou clientes, (Brasil: 31%).
Planos para concretizar seu futuro digital
Os líderes relataram prioridades e investimentos em comum para ajudar na transformação futura, incluindo um foco maior na força de trabalho, segurança e TI. Além disso, 46% estão desenvolvendo habilidades e talentos digitais dentro da empresa ensinando a todos os funcionários como programar, por exemplo, o que representa um aumento em relação a 27% em 2016. No Brasil 76%, buscam o desenvolvimento interno, um aumento de 40,7%, em relação a 2016).
Principais investimentos em tecnologia para os próximos 1 a 3 anos
1 – Cibersegurança
2 – Tecnologias da Internet das Coisas
3 – Ambiente de várias nuvens
4 – Inteligência artificial
5 – Abordagem centrada em computação
Países com maior maturidade digital:
1 – Índia
2 – Brasil
3 – Tailândia
4 – México
5 – Colômbia
Países com menor maturidade digital:
1 – Japão
2 – Dinamarca
3 – França
4 – Bélgica
5 – Cingapura
Metodologia da pesquisa
No segundo semestre de 2018, uma empresa de pesquisa independente, Vanson Bourne, fez uma pesquisa com 4.600 líderes de negócios de empresas de médio a grande porte em 42 países/sub-regiões para avaliar a posição de suas organizações em relação ao Índice de Transformação Digital da Dell Technologies. A Vanson Bourne classificou os esforços de negócios digitais das empresas examinando sua estratégia de TI, iniciativas de transformação da força de trabalho e desempenho percebido em relação a um conjunto central de atributos digitais de negócios.
Fonte: Cio