Ação em dose dupla marca o Outubro Rosa e Novembro Azul na Sofis Tecnologia
Um momento importante no calendário anual da Sofis é a participação da empresa no movimento do Outubro Rosa. Este ano, unimos ao movimento do Novembro Azul, reunindo a empresa em prol da conscientização, discussão e compartilhamento de informações sobre o câncer de mama e de próstata, que são os alvos das campanhas. O slogan principal usado na divulgação “Cuidar faz parte da nossa natureza” enfatizou o nosso lado humano, onde cuidar é parte de quem somos independente de nosso gênero. Também faz referência a nós, enquanto empresa, pois temos enraizado em nossa cultura e soluções, o cuidado com o outro.
Tanto o Outubro Rosa como o Novembro Azul são campanhas mundiais pela conscientização da prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente, reforçando a importância dos exames regulares para detectar a doença em sua fase inicial. Em paralelo e parte das campanhas, foram desenvolvidas peças informativas visando ampliar o compartilhamento sobre os temas na intranet e redes sociais da empresa, com informações sobre mitos e tabus envolvidos, esclarecendo dúvidas e tornando a informação correta mais acessível a todos.
Para incentivar e transmitir a importância do diagnóstico precoce e tratamento de ambos foram realizadas ações, em dose dupla, na última terça-feira (30), para marcar o fim do Outubro Rosa e início do Novembro Azul celebrando a união dos movimentos em mais uma das práticas de saúde coletiva e políticas de prevenção realizadas pela empresa.
Para isso, buscando sempre uma atividade de promoção do bem estar e da qualidade de vida dos colaboradores, a Assessoria de Desenvolvimento Organizacional organizou uma intervenção na qual, mais uma vez, as artes foram meio de integração e promoção da saúde no ambiente de trabalho.
A ação foi inspirada na brasileira Lygia Clark, uma das mais importantes artistas da arte contemporânea do país, cujo diferencial está em convidar o público para fazer parte da experiência de criação e interagir ativamente com objetos criando uma relação com o espaço a sua volta, ou seja, deixando de ser apenas um espectador para participar vivenciando e manipulando a obra em questão.
Pela segunda vez uma proposição da artista é reproduzida durante uma ação na empresa. No ano de 2012, o Projeto Movimente reproduziu a obra “Rede de Elásticos”. Este ano a obra que inspirou a ação foi a “Caminhando” (1964), onde a partir de uma fita de Moebius¹ vivenciamos caminhos. Com essa simples proposta, ao cortar uma tira de papel com a tesoura, o pensamento flui e passamos então a compreender melhor nossos passos. Tomar conhecimento dos próprios atos é uma maneira de escapar da banalidade do dia a dia e de não sucumbir à rotina. Nos instiga a inventar trajetórias e descobrir possibilidades, seguindo em frente e abrindo novos caminhos.
Com isso, a proposta da obra foi explorada de modo a provocar a reflexão sobre a importância das escolhas que fazemos ao longo da vida e a oportunidade de criar novos percursos e destinos.
Para encerrar a ação, brindes foram distribuídos entre os colaboradores com as cores tema das campanhas, celebrando mais uma vez a participação da Sofis no Outubro Rosa e no Novembro Azul. Por fim, o “Vista essa causa”, ação que tem se tornado uma tradição nas campanhas de prevenção, teve um toque especial onde o convite para participar deixou por conta de cada um a escolha entre a cor rosa ou azul e reuniu a todos para uma colorida fotografia.
¹A fita de Moebius é feita com uma tira de papel onde se vira uma das pontas em 180º para obter um círculo. Estudada por Möbius, a fita é considerada uma superfície não orientável, pois não há lado de dentro ou de fora. “Como exemplo, ao fazer a fita basta riscar uma linha em sentido reto por ela e ver que ao final, a linha se encontrará.”
Confira abaixo no vídeo um pouco mais sobre obra “Caminhando” da artista:
A Sofis Tecnologia têm o cuidado como parte de seu DNA e entende que a informação e conscientização podem e devem fazer parte do cotidiano de todos nós. Acreditamos que é possível conciliar a rentabilidade dos nossos negócios à responsabilidade com a sociedade.