Notícias

29 de outubro é Dia Nacional do Hematologista e Hemoterapeuta

- Saúde

Agora é oficial!

Com a sanção presidencial, o Diário Oficial da União oficializou o Projeto de Lei (PL) nº 3.466/2023, que institui o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta, que passa a ser celebrado em 29 de outubro. A agora lei sancionada lembra da data de criação da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), sociedade científica que representa profissionais da área, e reconhece a importância desses profissionais na sociedade brasileira.

‍De autoria do deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP) com relatoria pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a PL lembra a data de fusão, em 2008, da Sociedade Brasileira de Hematologia e do Colégio Brasileiro de Hematologia dando origem à ABHH. Atualmente, a sociedade científica é filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e congrega mais de 5 mil hematologistas e hemoterapeutas, além de outros associados, como estudantes, residentes e demais profissionais de saúde da área de todo País.

‍O médico hematologista é responsável por tratar todas as doenças do sangue, dos órgãos hematopoéticos e do tecido linfático, tais como a medula óssea, os linfonodos e o baço. Recentemente, os estudos sobre terapia gênica também foram adicionados às funções desse profissional. Além de avaliar o paciente, ele analisa os exames de sangue, diagnostica e trata todas as enfermidades relacionadas ao tecido sanguíneo e aos órgãos relacionados, tais como anemias, hemofilia, distúrbios imunológicos, leucemias, linfomas e mieloma múltiplo.

‍A ABHH atua junto às diversas esferas do governo na defesa dos interesses profissionais de hematologistas e hemoterapeutas. E pela garantia ao direito à saúde de pacientes com doenças do sangue e da sociedade brasileira em geral. Entre suas ações estão:

‍- a publicação de protocolos clínicos e consensos científicos para procedimentos médicos na área; 

– a atuação para a aprovação, incorporação e acesso a medicamentos para o tratamento de doenças onco-hematológicas;

– a realização do Programa de Acreditação da qualidade de bancos de sangue; e 

a promoção de campanhas de doação de sangue.

‍Portanto, a sanção do PL acontece para reconhecer hematologistas e hemoterapeutas que salvam e melhoram a qualidade de milhares de vidas ao longo de suas jornadas.

Compartilhar

WhatsApp chat