A automação de processos pode trazer ganhos à produtividade
Enquanto se debate muito sobre a competitividade das empresas brasileiras no mercado global, diante da possibilidade de recuperação da economia, a questão da produtividade volta a ganhar destaque e, por tabela, as discussões sobre os benefícios que a implantação de automação de processos.
Uma pesquisa orientada pela Iteris Consultoria & Software constatou que os gestores e funcionários notam muitas oportunidades de ganho de produtividade com a implantação de automação de processos. Dentro das empresas pesquisadas, 85% fazem a gestão de processos, principalmente via e-mail. Esta realidade acarreta dificuldades como não atendimento de solicitações (57%), solicitações não atendidas no prazo (57%), as etapas dos processos não são claras/conhecidas (54%) e problema na comunicação entre áreas (45%), entre outras.
Além disso, 87% dos entrevistados acreditam fortemente que a automatização de processos geraria ganhos de produtividade e os funcionários teriam mais tempo para se concentrar em atividades de maior valor associado ao negócio.
Um aspecto positivo é que a maioria das empresas (64%) dá autonomia às áreas para mudarem ou aprimorarem seus processos. Entretanto, 71% dos entrevistados entende que o grau de dificuldade para implantar um sistema simples ou um fluxo de trabalho seja o grande motivo da automação ser negligenciada. Para parte das empresas, a questão da automação de processo torna-se mais crítica em função dos acordos de nível de serviço (SLAs) e controles rígidos estabelecidos (67%), ou ainda, devido aos riscos de sofrer penalidades legais devido ao não atendimento destes requisitos (77%).
Para a pesquisa, a Iteris Consultoria ouviu mais de 180 empresas brasileiras de diversos segmentos da economia.
Fonte: Computerworld
Foto: Faro Digital