Notícias

Avanço na internet permitirá capacidade “quase infinita” de conexões

- TI

Assim como ocorreu com as linhas telefônicas com o aumento significativo da demanda com o acréscimo de um dígito nos números de telefone, o crescimento exponencial de equipamentos conectados à internet levou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a adotar uma medida similar.

Para atender a esse aumento, os endereços de protocolo chamados IPv4 – número de identificação que permite a conexão dos equipamentos à internet – já estão dando lugar a uma nova versão com capacidade “quase infinitamente maior”: o IPv6. A solução para a ampliação dos IPs é semelhante à adotada para elevar o número de linhas telefônicas, com o acréscimo de um dígito ao prefixo da linha. Só que, no caso da internet, são vários números a mais.

“É uma quantidade tão absurda de IPs possíveis, que daria para colocar um endereço em cada grão de areia existente na Terra”, explica o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Alexandre Bicalho. Responsável também pela coordenação da transição das tecnologias, José Alexandre diz que os 340 undecilhões (o equivalente a 36 zeros após o 340) de endereços possíveis a partir do novo protocolo vai permitir que cada habitante do planeta tenha 48×10 elevado a 18ª potência de equipamentos conectados.

Há pelo menos dois anos, novos equipamentos já são vendidos com a tecnologia atualizada. “A migração será completa, mas provavelmente o IPv4 permanecerá por vários anos convivendo simultaneamente”, explica. Segundo o superintendente, as mudanças vão passar praticamente imperceptíveis para os usuários, com apenas algumas atualizações de softwares.

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Compartilhar

WhatsApp chat