Cinco dicas para sair da teoria e inovar
Conhecimento é a essência da inovação. Quando identifica-se uma oportunidade ou um desafio tudo o que aprendemos, junto com nossa experiência cultural, ajudam a elaborar uma solução. Desde o que aprendemos na escola até a conduta da comunidade em que vivemos servem para modelar essas reações, mas raramente essa base é gerenciada de maneira adequada pelas companhias nas quais atuamos.
A comprovação disso está no fato de que grande parte das empresas arquiva suas informações mais estratégicas e críticas nas mãos, ou na mente, de seus executivos, sem documentá-las oficialmente. De forma que não é de se espantar que muitas companhias hoje estejam excessivamente preocupadas com os processos de sucessão de seus altos comandantes, os quais são os principais detentores de informações corporativas.
Com a intenção de resolver tal problema, as organizações têm investido na capacitação de seus funcionários. A iniciativa é apreciável, com toda certeza, mas desconsidera o principal ponto fraco das empresas: os modelos de documentação, armazenamento e acesso aos dados importantes. De nada adianta trazer conhecimento externo para a companhia se essas informações também ficarão concentradas apenas na mente de poucos.
O cenário representado explica o motivo pelo qual as organizações ainda penam na busca pela inovação. O modelo de tratamento do conhecimento dentro das companhias precisa mudar, com o intuito de que os colaboradores tenham acesso às informações realmente importantes a suas rotinas. Só assim poderão reunir esses dados a suas bagagens culturais e, então, desenvolver ações de fato inovadoras.
Remover, verdadeiramente, as barreiras ao conhecimento é a chave para o sucesso das políticas de inovação. Todos colaboradores precisam acessar as mesmas informações e discutir como cada um entende. Só assim é viável criar algo novo.
Destacando que o simples bombardeio das pessoas com dados não representa um avanço. Deve-se garantir a qualidade do conhecimento disponibilizado e sua adequação à realidade da companhia.
Como sair da teoria e alcançar a prática
Na realidade, são poucas as atividades práticas para implementar ações e projetos inovadores nas companhias. Vistas como complicadas ou, no mínimo, trabalhosas, as iniciativas que têm como objetivo esse estímulo ao pensamento inovador assustam gestores e, por isso, acabam deixadas de lado.
Na maioria dos casos, embora aprovem e conheçam os benefícios proporcionados pelo estímulo a ações inovadoras, os líderes não sabem ao certo “por onde começar” a desenvolver esses projetos de modo a conquistar a adesão de suas equipes.
Para nortear esse caminho rumo à inovação, seguem algumas dicas apontadas por executivos que lideraram projetos de sucesso:
1. Comece devagar: identifique o objetivo final do projeto e elabore as etapas que deverão ser percorridas para alcançá-lo. Então, fixe a próxima fase como meta para a equipe que trabalhará na iniciativa. Essa atitude fará com que o time fique mais motivado, na medida em que enxergar o propósito de suas ações de forma mais imediata;
2. Incorpore o exercício de inovar à rotina: passe a olhar todos os aspectos de sua vida de forma mais questionadora, pensando em maneiras de melhorar as questões do próprio dia-a-dia. Assim o conceito de inovação começará a ser desmistificado;
3. Use o que tem: não desperdice dados que a empresa detém sobre clientes, produtos, processos e projetos. Todas as informações são fontes de ideias;
4. Foque no valor agregado: toda ação tem como objetivo levar valor ao consumidor e à companhia. Por isso, essa premissa não pode ser esquecida em nenhuma etapa do desenvolvimento dos projetos de inovação e deve ser checada a cada dia de trabalho, para que a equipe não perca o direcionamento correto;
5. Convença o board: com o apoio do alto comando corporativo as ações de inovação serão mais aceitas nas esferas mais baixas da pirâmide organizacional. Mostre, principalmente ao CFO e CEO, as vantagens que a incorporação dessa nova cultura poderá trazer aos resultados do negócio e, certamente, receberá todo o aval necessário para implementá-la.
Fonte: CIO
Foto: Mimarketingeinternet