Cultura Digital e a sua importância para as empresas
Atualmente, a cultura digital está presente em tudo o que fazemos, seja na forma de ser, pensar, agir e consumir na sociedade, até no modo como procuramos emprego, pagamos contas e encontramos parceiros amorosos. As empresas, por sua vez, também precisam se adaptar e acompanhar essa constante evolução tecnológica.
Gestores corporativos sabem que ser digital não é mais uma opção, mas uma necessidade de sobrevivência e adaptação em um mundo em constante transformação. Por isso, é preciso seguir esse ritmo e oferecer aos seus funcionários uma cultura organizacional avançada, para que os mesmos consigam entregar resultados cada vez mais eficientes.
Diante dessa mudança rápida e constante, 48% dos gestores não imaginam como serão suas empresas daqui três anos, segundo estudo realizado pela Dell Technologies. Na mesma demanda, 45% delas têm medo de se tornarem obsoletas em até cinco anos e apenas 5% se classificam como líderes digitais.
No entanto, sobre os planos de transformação digital, os gestores admitem que essa mudança pode ser mais disseminada em toda sua organização. Cerca de 73% concordam sobre a necessidade da organização de priorizar a tecnologia, 66% planejam investir em infraestrutura de TI e liderança e habilidades digitais e 72% estão expandindo suas capacidades de desenvolvimento de software.
Confrontando esse dados, pode-se dizer que a transformação digital é possível para empresas de todos os portes, setores de atuação e nacionalidades. Entretanto, ela precisa ser profunda. É importante que as mudanças sejam geradas dentro da chamada coalizão dominante da organização.
Uma transformação real da cultura só é eficiente se todos os colaboradores forem envolvidos no processo. Para isso, é essencial que um plano de comunicação interna seja elaborado antes que as mudanças sejam implementadas na prática, facilitando a mudança de hábitos.
Analiticamente, para fazer parte dessa revolução é necessário não apenas conhecer os principais conceitos que se inserem em um processo de desenvolvimento de projetos digitais, mas saber como implementá-los para alterar a escala de seus negócios.
*Por Carlos Alberto Júlio — CEO da Digital House.
Fonte: Administradores
Foto: Pexels