Notícias

Estudante de Barra Mansa desenvolve projeto de carro sustentável e conquista o 1º lugar na XIV FECTI.

- Sofis Tecnologia

Uma aluna do 7º ano do Ciep 54, do bairro Vila Maria, de Barra Mansa, desenvolveu um projeto ousado, voltado para sustentabilidade veicular e conquistou o 1º lugar na XIV FECTI (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro).

A proposta do projeto de Evelyn Silva Ferreira, de 13 anos, teve como finalidade a demonstração do desenvolvimento da tecnologia sustentável e acessível financeiramente para construção de veículos elétricos, apontando possibilidades para aumentar o acesso das populações mais pobres, a veículos de qualidade, e ainda reduzir os índices de poluição causados pelo monóxido de carbono nas vias urbanas.

A construção do veículo sustentável foi iniciada em março deste ano, ainda durante as aulas, paralisadas em função da pandemia. “Nós continuamos a manter contato via Whatsapp, e toda vez que era necessário, a professora disponibilizava os materiais do laboratório” disse Evelyn. Com a confirmação da inscrição de Evelyn no concurso no dia 1º de outubro, sob a orientação da professora do Projeto de Robótica da unidade escolar, Alyne Lúcia da Silva Casalli, o projeto foi tomando forma.

Para a construção do automóvel sustentável foi utilizado papel panamá, folha de EVA e lixo eletrônico. O carro é composto por três circuitos de baterias, de tablet e celular, o que permite a recarga do sistema. O veículo desenvolvido chega a atingir a velocidade média de 30 km por hora.A orientadora, Alyne Lúcia, ressaltou que o projeto foi elaborado tendo como base a importância de Impacto social, com o intuito de  demonstrar que é possível reduzir a poluição ambiental e diminuir a extração de petróleo, uma das fontes de energias mais consumidas em todo o mundo.

Um projeto bem robusto e focado não só na questão ambiental, como social, obter o 1º lugar na XIV FECTI, foi mais do que merecido.  “Estou muito feliz com o resultado obtido. É o reconhecimento do entrosamento e esforço conjunto com a professora Alyne Lúcia. Acredito que esta vitória sirva como estímulo para os meus amigos da escola e para mim mesma, me impulsionando a buscar meu objetivo, que é cursar faculdade de engenharia de eletromecânica ou robótica”, disse à aluna que se mostrou determinada em atingir suas metas. A reciclagem do e-lixo, além de uma atitude de cuidado com o meio ambiente, pode ajudar a promover a inovação e o desenvolvimento da nossa sociedade, para que TODOS, tenham qualidade de vida.  Realize você também o correto descarte de e-lixo, seja armazenando em casa para posterior descarte do TI Verde, ou se cadastrando em um dos pontos de descarte espalhados pela cidade.

Fonte: Diário do Vale

Compartilhar

WhatsApp chat