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IBM aponta 4 iniciativas que CIOs precisam adotar para momento de crise

- TI

Assim como a pandemia do Covid-19 e outros fatores ambientais recentes, desastres demonstram perturbações que podem surgir repentinamente, causando um efeito em cadeia inimaginável. Para as empresas, os fluxos de receita podem desaparecer da noite para o dia.

Os principais clientes podem sofrer extrema tensão financeira, os parceiros podem repentinamente não ser confiáveis e ações governamentais podem estar em falta. Os executivos e outras partes interessadas podem não estar disponíveis e os processos de tomada de decisão podem apresentar problemas.

Quando a continuidade dos negócios é colocada em xeque, toda a atenção se volta para o CIO. Esse é o momento em que os executivos têm a oportunidade de ajudar a manter suas organizações unidas, a navegar pelas tensões atuais e a ajudar funcionários, clientes e parceiros a sair do outro lado.

Fletcher Previn, Chief Information Officer da IBM, publicou o Guia do CIO para desafios extremos que orienta os gestores a fortalecer os sistemas e as estruturas do ambiente de trabalho remoto, aumentar a resiliência, a estabilidade e a segurança.

O ‘Guia do CIO’ é dividido em quatro etapas: Modernizar o ambiente de aplicativos; Modernizar a capacidade da rede; Modernizar o local de trabalho; e Modernizar as operações.

Abaixo, apresentamos abaixo a descrição dos pontos apresentados no relatório

Etapa 1: Modernize seu ambiente de aplicativos 

Ninguém pode gastar recursos de computação em capacidade que não está sendo usada. Mas isso não significa que você não possa planejar redundância em escala. Os ambientes modernos baseados em nuvem fornecem capacidade de computação extra que você paga apenas quando necessário.

Para preparar adequadamente:

  • Abrace o design hybrid multi cloud. Padrões de design multicloud e modelos de corretagem de serviços permitem que as cargas de trabalho de mercadorias sejam entregues por vários fornecedores. Embora você possa desfrutar de relacionamentos preferenciais, também deve ter opções para alternar cargas de trabalho entre nuvens e provedores de nuvem sem dificultar o desempenho;
  • Mude para a estratégia “como serviço”.Use ferramentas, aplicativos e plataformas baseados na nuvem. Muitas soluções baseadas em software como serviço (SaaS) são entregues em escala em todo o mundo, reduzindo ainda mais o risco de interrupção do serviço;
  • Use parceiros para complementar o provisionamento e a capacidade.Troque e compartilhe a responsabilidade pela infraestrutura com seus parceiros de nuvem. As arquiteturas baseadas em nuvem fornecem elasticidade e capacidade de expansão e reduzem o risco de pontos únicos de falha;
  • Conheça as prioridades de serviço do seu provedor de nuvem.Os provedores de nuvem atendem a milhares de outros clientes. Como você tomará suas decisões de triagem quanto à capacidade em tempos de pico de utilização? Os CIOs precisam conhecer e planejar adequadamente.

 

Etapa 2: Modernize sua capacidade de rede: desenvolva para demanda súbita 

Assim como no poder da computação, é crucial planejar antecipadamente picos de necessidade de largura de banda e possíveis restrições de disponibilidade durante eventos inesperados. Isso inclui a adoção de abordagens modernas de rede, autenticação e segurança, como:

  • Use redes de área ampla definidas por software (SD-WAN).Eles permitirão que você crie excesso de capacidade sem tributar recursos limitados;
  • Explore uma estratégia de segurança de confiança zero.A autenticação contextual e multifatorial aumentará a segurança e reduzirá a dependência de redes privadas virtuais (VPN);
  • Otimize o tráfego usando VPNs de distância dividida e endpoint EDR. Aproveite as arquiteturas modernas de acesso remoto usando a VPN de túnel dividido combinada com os recursos avançados de detecção e resposta de terminal (EDR). Juntas, essas técnicas fornecem visibilidade total do terminal sem exigir que todo o tráfego da VPN seja transportado de volta para a rede corporativa. Além disso, o roteamento seletivo de cargas de trabalho de alto tráfego pela SD-WAN pode otimizar ainda mais o desempenho e manter o tráfego desnecessário fora do backbone corporativo;
  • Mantenha os pontos de presença (POPs) próximos.O ponto de presença de telecomunicações (PoP) deve estar fisicamente próximo, co-localizando servidores com PoPs, se possível. Isso ajuda a reduzir a latência, fornece opções adicionais de diversidade, capacidade e redundância de operadora e pode ser um ativo valioso na tomada de decisões de roteamento dinâmico com base nas necessidades de tráfego em tempo real. Os PoPs também fornecem a capacidade de “pares privados” com os parceiros e evitam o envio desse tráfego pela Internet;
  • Empregue dispositivos virtualizados.Os dispositivos VPN virtualizados estão agora disponíveis na maioria das grandes empresas de rede. Embora a capacidade total simultânea do usuário de cada dispositivo virtual possa não estar em paridade com um dispositivo de hardware dedicado, os dispositivos virtuais podem adicionar rapidamente capacidade sem precisar enviar hardware – uma vantagem distinta quando as cadeias de suprimentos são interrompidas;
  • Estabeleça pares privados para consumidores com alta largura de banda. Evite rotear tráfego excessivo pela Internet usando conexões dedicadas para parceiros que consomem mais largura de banda;
  • Invista na diversidade de operadoras.Assim como a garantia de acesso a várias nuvens, cada hub VPN deve ter acesso a pelo menos duas operadoras diferentes para redundância, assim como os edifícios comerciais críticos.

 

Etapa 3: Modernize o local de trabalho: crie agilidade para funcionários produtivos 

Muitos trabalhadores, especialmente os profissionais do conhecimento, devem poder trabalhar produtivamente em qualquer lugar – no escritório, na localização do cliente, enquanto viajam e em casa.

A interrupção repentina do local de trabalho não deve interromper o trabalho – desde que modernizemos nossas práticas no local de trabalho e na capacitação da força de trabalho:

  • Defina uma estratégia para o trabalho remoto.Estabeleça orientações, regras e políticas claras. Treine os funcionários em etiqueta remota – as reuniões virtuais são diferentes das reuniões presenciais – e como a cultura da sua empresa informará a maneira como eles trabalham remotamente;
  • Crie um ambiente digital para trabalho remoto.Forneça ferramentas que permitam às equipes distribuídas colaborar e contribuir. Permita que os funcionários escolham aspectos menos críticos do ambiente de trabalho, como quais dispositivos ou clientes de e-mail específicos eles usam. Mas padronize plataformas essenciais de produtividade, como ferramentas de comunicação e espaços de colaboração virtual;
  • Forneça treinamento sobre segurança cibernética especificamente para trabalho remoto. Os riscos de trabalhar em casa são diferentes dos que ocorrem no escritório. Atualize regularmente as políticas e o treinamento para dar conta das mudanças na tecnologia e nas formas de trabalho;
  • Capacite os líderes seniores a liderar de qualquer lugar.Algumas ferramentas, como equipes de liderança ou quadros habilitados para WebEx, podem ajudar. Embora os líderes seniores raramente se considerem funcionários do “home office”, eventos como a pandemia do COVID-19 podem transformar repentinamente todos em trabalhadores remotos.

 

Etapa 4: Modernize as operações: decida agora como você vai decidir depois 

Excelente planejamento só leva para longe. Cada evento inesperado terá momentos únicos, exigindo tomada de decisões no local. Embora as próprias decisões não possam ser tomadas com antecedência, é possível mapear como você analisa, colabora, chega a conclusões e coordena os esforços. O mesmo se aplica aos canais de comunicação e diretrizes sobre como se adaptar a restrições imprevistas.

  • Empregue métodos ágeis.Aplique os princípios subjacentes da metodologia ágil, não apenas no desenvolvimento de software ou em projetos de design de aplicativos, mas em toda a força de trabalho e em níveis de liderança. As formas modernas de trabalhar são suportadas por ferramentas modernas. Faça os investimentos necessários para um ambiente produtivo e moderno para sua força de trabalho;
  • Defina reuniões mínimas viáveis (MVMs).Reduza as reuniões ao seu núcleo essencial, pré-definindo as equipes, cumprindo a estrutura e a duração com antecedência. Os líderes seniores também precisam de um canal predefinido para transmitir as informações mais recentes sobre a saúde digital da empresa, incluindo dados de capacidade, cibernética e tendências de uso.
  • Pratique a governança pelo design. Isso inclui controles contextuais que não apresentam atrito e não estão sujeitos à interpretação do usuário. Esses controles funcionam menos como regras legalistas e mais como corrimãos de rodovias: confiamos nos funcionários para dirigir seus próprios “carros”, mas definimos os parâmetros da “rodovia” na qual eles dirigem;
  • Treine suas equipes e líderes com antecedência. Todos devem saber como as coisas vão funcionar em caso de emergência. Execute simulações, realize exercícios de operações, permita que as equipes pratiquem e modele comportamentos que devem imitar.

Segundo o guia, os eventos dos últimos meses trouxeram impactos sem precedentes para as operações e a força de trabalho no mundo. E a economia moderna, pautada em informações e tecnologia de dados, entrega uma grande responsabilidade sobre os ombros dos CIOs e a continuidade dos negócios.

“Resiliência é uma mentalidade. Somente do outro lado da crise podemos olhar para trás e reconhecer as sementes da oportunidade. A hora da liderança é agora. Como CIO, agora você está no centro da arena”, ressalta Previn no documento.

Fonte: Cio.com

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