Internet das coisas impulsiona transformação digital
De acordo com os resultados da pesquisa global publicada pela Inmarsat, a IoT tornou-se líder de tecnologia em transformação digital, sendo prioridade em 92% das organizações. O programa de pesquisas da Inmarsat foca na aplicação da Internet das coisas em empresas e revela que a aprendizagem da máquina (38%), a robótica (35%) e a impressão 3D (31%) são essenciais para uma transformação digital decisiva e objetiva para as empresas.
Os principais resultados revelam que quase todos (97%) os entrevistados estão experimentando, ou esperam experimentar, significativas vantagens da implantação de tecnologias IoT. A melhoria da capacidade de entrega de serviços (47%), melhor saúde e segurança em toda a organização (46%) e maior produtividade da força de trabalho (45%) foram identificadas como as três principais vantagens a serem obtidas com a implantação de soluções baseadas em IoT.
No entanto, a pesquisa também destaca preocupações com segurança, falta de habilidades (em especial na implantação de IoT) e conectividade como desafios importantes que precisam ser abordados para maximizar o potencial da IoT. Quase metade (47%) dos entrevistados acredita que suas organizações precisarão repensar sua abordagem à segurança de dados e fazer investimentos pesados para atenderem aos requisitos de segurança da IoT.
Cerca de 45% citam a falta de habilidades como um desafio específico para sua organização na implantação da IoT, enquanto 29% concordam com a afirmação de que as questões de conectividade ameaçam afetar suas implantações de IoT antes mesmo de começarem.
Fonte: TI Inside Online
Foto: IoT Latin America