Hemorio
O Hemorio, Hemocentro coordenador da rede pública de hemoterapia e hematologia do Estado do Rio de Janeiro é o órgão da Secretaria de Estado de Saúde que abastece cerca de 200 unidades de saúde com sangue e derivados. A instituição recebe, atualmente, mais de 7.000 doadores voluntários por mês com uma média de 5.500 coletas, totalizando aproximadamente 200 doações por dia.
Com a missão de “Prestar Assistência de Qualidade em Hematologia e Hemoterapia à População e Coordenar a Hemorrede do Estado”, o Hemorio escolheu a Sofis Tecnologia, em 1995, para implementar uma solução em TI que pudesse atender com eficiência as necessidades especificas da instituição, centralizando todos os dados e processos em um único núcleo. Com a implantação do Hemote Plus, integrado ao ERP Sofis, o Hemorio passou a gerenciar seus processos internos com mais eficiência, gerando informações que garantem tomadas de decisões estratégicas com rastreabilidade, mais precisão e qualidade.
Para a Dra Clarisse Lobo, ex Diretora Geral da instituição e atual Diretora Executiva da Fundação Saúde, o sucesso da parceria é reforçado pela qualificação e competência dos profissionais da Sofis Tecnologia alocados na instituição. A contribuição da Sofis Tecnologia com o Hemote Plus se dá, principalmente, com a integração entre as áreas que antes trabalhavam separadamente, gerando perda de tempo e redução na qualidade dos serviços. “Os profissionais da Sofis Tecnologia encantam e já não são mais vistos como funcionários da Sofis Tecnologia, mas sim do próprio Hemorio” (Dra Clarisse Lobo). De acordo com a Dra Katia Motta, também ex-Diretora do Hemorio e atual Consultora de Qualidade da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o Hemote Plus foi fundamental para a instituição chegar ao patamar de hoje e se tornar centro de referencia em Hematologia e Hemoterapia.
Com o Hemote Plus em plena atividade, foi a vez da implantação do Salute, solução da Sofis Tecnologia para a gestão operacional dos serviços hospitalares, e do Hemote id. solução de checagem de medicamentos na beira do leito. Principalmente para gerenciar as etapas do programa “Primeiros Passos” que tem como objetivo a realização de exames que detectam Doença Falciforme em recém-nascidos, o Salute foi instalado com módulos parametrizáveis e versáteis, capazes de agregar todas as informações e dados do programa. Com o objetivo de garantir a correta identificação de pacientes, amostras e bolsas de sangue, em tempo real, a implantação do Hemote id em 2013 ampliou a segurança nos processos hemoterápicos da instituição. Seu dispositivo para a checagem de informações à beira do leito minimizam os riscos para a saúde e garantem a segurança dos receptores, doadores e colaboradores do Hemorio.
A excelência dos serviços prestados pelo Hemorio é reconhecida, mundialmente, pela acreditação da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB). “Fiquei surpresa com os mecanismos de checagem do material coletado, além do monitoramento e interfaceamento com o sistema de informática, que ampliam a segurança das amostras e bolsas de sangue. Todo esse fluxo deve ser relatado e incluído nas práticas recomendáveis da AABB para que outras instituições sigam o bom exemplo do Hemorio.” (Jill Hoag, Auditora da AABB, Associação Americana de Bancos de Sangue). No Brasil, a instituição recebeu o “Prêmio Nacional de Gestão Pública”, concedido às organizações que comprovam o alto desempenho institucional com qualidade em gestão constatada através da otimização de recursos, qualidade dos serviços, redução de custos e satisfação do público.
Em dezembro de 2013, o Hemorio inaugurou uma nova ala com 750 metros quadrados, que abriga um setor de quimioterapia e transfusão, o Aquário Carioca. A Sofis Tecnologia foi responsável por toda a gestão de TI do projeto, desde o cabeamento e pontos de rede até a implantação das soluções Salute e Hemote id, garantindo o gerenciamento eficiente dos procedimentos, a segurança e a qualidade na assistência a seus pacientes.
Para sustentar o porte de suas operações, a Sofis Tecnologia mantém uma equipe de profissionais especializados e treinados alocados na instituição. Eles são responsáveis pelo gerenciamento de todas as atividades de TI do Hemorio e são totalmente capacitados para o pronto atendimento das necessidades, garantindo operações mais seguras e qualificadas para todos os envolvidos: profissionais da instituição, pacientes e doadores.